Clube Pacaembu
Além do campo de futebol, o estádio abriga um conjunto poliesportivo conhecido como Clube Pacaembu, que oferece várias atividades gratuitas para os paulistanos. Fazem parte deste conjunto a piscina, o ginásio de esportes, a quadra externa e ginásio de tênis, a pista de corrida ( em volta do gramado ), quadras cobertas no vão do Tobogã e uma quadra descoberta.
O conjunto há anos recebe as finais das Olimpíadas Estudantis organizadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e pela FEDEESP ( Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo ).
A estrutura oferecida inclui:
- Piscina olímpica aquecida com arquibancada para 2.500 pessoas
- Ginásio poliesportivo coberto com capacidade para abrigar 2500 espectadores
- Ginásio de saibro coberto para tênis com assento para 800 pessoas
- Quadra externa de tênis com arquibancada para 1.500 pessoas
- Quadra poliesportiva externa com iluminação
- Três pistas de Cooper com 500, 600 e 860m, respectivamente
- Duas salas de ginástica
- Posto Médico.
Funcionamento do centro esportivo: todos os dias, das 6h às 22h
Funcionamento da Piscina: terça a domingo, das 8h às 17h
Secretaria do Centro Esportivo
Rua Capivari, s/n – portão 23
Telefone: (11) 3664-4663 / 3664-4650
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h45
Feira do Pacaembu
É na Praça Charles Miller onde o clássico paulistano “pastel + caldo de cana” é apreciado com categoria. Isso porque temos aqui o premiadíssimo Pastel da Maria, vencedor duas vezes do concurso “O Melhor Pastel de Feira de São Paulo”, organizado pela Prefeitura de São Paulo. As terças e quintas, a japonesa Maria Kuniko Yonaha recebe a clientela da feira com boa variedade de sabores ( tem até de estrogonofe ). Mas o recheio campeão nos concursos, e no paladar da freguesia, é o de carne, que tem um toque de limão siciliano na preparação.
A feira, que também acontece as sextas e aos sábados, traz ainda produtos variados como frutas, verduras, pescados, temperos e muito mais atraindo moradores dos arredores e interessados em produtos frescos para culinária.
Encontro Automotivo na Praça do Pacaembu
Encontro que já é tradição na Praça Charles Miller, é o de carros, quando uma diversidade de modelos toma conta do espaço, “desde os modificados, rebaixados, originais, clássicos, importados, enfim”, conta Fabrícia Rocha, do clube 5ª Pac, que participa do encontro há um pouco mais de um ano. Segundo Fabrícia, os encontros automotivos na praça ocorrem há mais de 10 anos, e a grande maioria do público que frequenta hoje em dia, já frequentava desde pequeno com seus pais, avôs, tios. O papel do Encontro Automotivo Pacaembu e do 5ª Pac é manter a ordem, fazer o possível para manter a paz e o silêncio na praça, para que todos curtam o encontro e não incomodem a vizinhança.
Outra ação do Encontro Automotivo Pacaembu é organizar eventos beneficentes. “Realizamos em 2016 o 2° Mega Encontro Beneficente na Praça Charles Miller, que foi um sucesso, pois arrecadamos aproximadamente 1.300 quilos de alimentos, que foram doados para diversas instituições”, destaca Fabrícia. Na sua avaliação, a praça é um local de fácil acesso e um espaço privilegiado que acomoda bem a todos. “Sempre pedimos a colaboração de todos que frequentam para que não haja aceleradas, manobras perigosas e som alto, pois privamos pela tranquilidade e paz dos moradores da região”, finaliza.
Outros Eventos
Além de competições esportivas, o Estádio do Pacaembu já recebeu inúmeros eventos, desde missas campais, como a realizada pelo Papa Bento XVI, em 2007, até shows musicais. Dentre os eventos de músicas que passaram pelo local, destacam-se os shows realizados pelos grupos de rock The Rolling Stones, AC/DC, Iron Maiden e Pearl Jam; além de festivais, como o Monsters of Rock, realizado em 1994, 1995 e 1996. Em 1994, o tenor Luciano Pavarotti fez apresentação no local. Em 1993, foi a vez do ex-beatle Paul McCartney. Em 2002, a banda de Funk rock, Red Hot Chili Peppers, trouxe o show da turne By The Way para o estádio.
Em 2004, associação de moradores Viva Pacaembu moveu uma ação judicial para impedir o uso do local para eventos prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde, conseguindo liminar em novembro de 2005 para evitar tais eventos. Em setembro de 2010 o Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão, impedindo que o local seja usado para shows e eventos não ligados ao esporte.
Em 22 de dezembro de 2016, o estádio sediou o evento “Ousadia × Pedalada”, organizado pelos jogadores Neymar, então do Barcelona e da seleção brasileira, e Robinho, então no Atlético Mineiro. Parte da renda dos ingressos, que custavam a partir de 25 reais ( meia-entrada liberada a todos que doassem um quilo de alimentos, que seria destinado a instituições de caridade ), foi destinada ao Instituto Neymar Jr. ( instituição sem fins lucrativos fundada pelo jogador de mesmo nome na cidade de Praia Grande, que atende 2.470 crianças carentes e suas famílias ). O evento contou com a participação de trinta mil espectadores e uma renda de 930,6 mil reais. Além de grandes craques e ex-craques do mundo futebolístico, como Gabriel Jesus, Lucas Lima, Denilson, Kaká, Elano e Romarinho, o evento contou com a participação de outros esportistas e de artistas.
O Estádio Paulo Machado de Carvalho sedia também um evento da instituição GRAACC ( Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer ), com uma partida de futebol repleta de vários jogadores consagrados do passado e do presente, em prol de conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil. O evento ocorre anualmente desde 2010.